Projeto Coleta de Moluscos na RDSEPT

Sobre o projeto:
As áreas de manguezais localizadas na região da Costa Branca Potiguar, litoral norte do Estado do Rio Grande do Norte, são áreas biologicamente produtivas e por tal razão exploradas economicamente através de atividades como criação de camarão, pesca, coleta de mariscos, entre outras atividades. Nessa região, comunidades tradicionais como a de marisqueiras, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT) exploram de modo artesanal moluscos popularmente conhecidos como búzio, sua comercialização é fonte de renda e sustento para membros da comunidade. Por dependerem dos recursos da natureza para o sustento familiar, a percepção da comunidade marisqueiras a respeito dos recursos por elas explorados, torna-se importante tanto do ponto de vista de exploração, quanto da percepção de alterações nos ecossistemas. Assim, avaliar os conhecimentos dessa comunidade a respeito da exploração de recursos marinhos é essencialmente importante, pois garante à ciência o conhecimento das estratégias de manejo utilizadas pelos povos tradicionais com vistas a conservação dos recursos naturais, ou direcionamento de ações mais eficazes, caso as estratégias de manejo e uso dos recursos por uma dada população não sejam efetivas. Nesse sentido propomos para esse projeto uma análise da atividade de coleta de moluscos na zona entremarés em relação a sustentabilidade de sua exploração, com vistas a caracterizar a atividade marisqueira quanto aos materiais, métodos e sustentabilidade da exploração de moluscos.

Docentes envolvidos: Prof. Carlos Allan de Souza Oliveira (IFRN); Prof. Jakson Ney da Costa Reis (IFRN); Prof. Pablo Augusto Gurgel de Sousa (IFRN); Prof. Paulo Victor do Nascimento Araujo (IFRN); Prof. Yuri Marques Macedo (IFRN).

Alunos envolvidos: Jennifer Lilian Barbosa de Oliveira (Tec. em Química); Maria Heloisa dos Santos Araujo (Lic. em Biologia); Nirangela Pamela da Silva Lopes (Lic. em Biologia).

Agência de Fomento: IFRN (Edital n° 04/2021 – PROEX/IFRN-NEPP.