Pesquisadores do Campus Macau do IFRN criaram, no final de maio de 2020, o Grupo de Pesquisa em Análise Ambiental, Modelagem e Geoinformação (PAMGEIA). O PAMGEIA é um grupo de pesquisa cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP/CNPq) e tem por objetivo desenvolver pesquisa aplicada e extensão em análise, modelagem ambiental e geoprocessamento, atuando como promotor de ciência e na solução de problemas de ordem ambiental.
O PAMGEIA surgiu de uma demanda emergente da comunidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Macau, localizado no litoral setentrional do Estado do RN.
Alguns pesquisadores, atuantes em pesquisas aplicadas nas áreas de análise, modelagem ambiental e geoprocessamento, reuniram-se e formaram o grupo para promover uma rede de colaboradores que contribuíssem cientificamente com os temas em foco de forma transdisciplinar, favorecendo, assim, uma abordagem holística para o avanço da ciência.
Esse grupo se torna pertinente uma vez que o IFRN/Campus Macau está inserido em uma região com a presença de duas unidades de conservação estadual: A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT) e a Área de Proteção Ambiental das Dunas do Rosado (APADR).
O grupo atuará de forma interdisciplinar utilizando Geotecnologias como instrumento que viabilizem soluções integradas visando promover um desenvolvimento sustentável. A utilização de novas tecnologias de mensuração e análise de dados consiste, hoje, na forma mais rápida, econômica e eficaz na busca de soluções para diversas situações e problemas do mundo em que vivemos.